Seguidores

Grupo de Fortalecimento de Vínculos

O projeto denominado “Protagonismo e Cidadania de Crianças e Adolescentes”, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária de 6 a 15 anos, contribuindo com a formação humana, cidadã e cultural, possibilitando à criança e ao adolescente a ampliação das possibilidades de escolha no cotidiano da vida social. 

Partindo do princípio que a sociedade é uma realidade construída historicamente pelo homem e, por vezes, bastante contraditória, o Projeto, busca contribuir para que as crianças e adolescentes possam vivenciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidade e com isso atuar na prevenção de situações de risco social. 

O Projeto tem como justificativa principal responder concretamente a questão da ociosidade, proporcionando às crianças e adolescentes atendidos, um ambiente de convivência e sociabilidade, a fim de ajudá-los em uma formação ético humana, que com certeza, deverá refletir no futuro das suas vidas. 

As atividades propostas dentro deste projeto são atividades socioeducativas, socioesportivas, culturais e de formação para o exercício pleno da cidadania. 

A prioridade de atendimento é para crianças e adolescentes encaminhados pelos CRAS – Centro de Referência e Assistência Social. 

Além das crianças e adolescentes, são atendidos seus familiares em encontros mensais, durante uma tarde de sábado. Nas reuniões são abordados temas pertinentes como: prevenção ao uso de substâncias psicoativas, formação humana, cidadania. A entidade, de acordo com as possibilidades e necessidades, poderá convidar profissionais de áreas específicas para a explanação de alguns temas.
São atendidas 60 crianças e adolescentes de segunda a sexta-feira, iniciando-se no período da manhã ás 08h00 com horário previsto de término ás 12h00 e no período da tarde com início ás 13h00 e término previsto para ás 17h00. 

Este projeto tem como metodologia de trabalho oficinas com abordagens de temas pertinentes e de acordo com a faixa etária. Serão duas turmas, cada uma com trinta (30) crianças e adolescentes e a carga horária é de 20 horas semanais. Os adolescentes e as crianças são divididos entre as Oficinas Culturais e Específicas, seguidas de atividades socioesportivas.
Camarim de Pintura

Sala de aula

Atividade Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário